O biometano surge como uma solução inovadora e sustentável no cenário energético global.
Por este motivo a produção do biometano na cadeia da proteína animal não só proporciona benefícios ambientais significativos mas também promove inovação e vantagens econômicas, fundamentadas pela economia circular.
Empresas como a Bley Energias Estratégias e Soluções, explorando o potencial do biogás e do biometano para a geração de energia elétrica e combustível veicular.
Por este motivo, entrevistamos Cícero Bley Júnior, fundador e CEO da Bley Energias, profissional reconhecido pelo setor pelo pioneirismo, que marcou a nova era do biogás no Brasil, fato que você irá compreender ouvindo o 25º episódio do podcast da Amplum Biogás.
Biometano é uma revolução sustentável
Com todos os novos estudos e incentivos injetados nesta área, podemos dizer que além das dezenas de benefícios que o Biometano nos proporciona, ele se apresenta como uma alternativa que pode impactar positivamente na cadeia de proteína animal.
É importante mencionar que a indústria da proteína animal é uma das mais relevantes para a economia alimentar nacional, ao passo que é uma das que mais contribuem com passivos ambientais.
Com isso, a produção de biometano, um biocombustível renovável, apresenta-se como uma alternativa viável para reduzir esses impactos, valorizando os resíduos desta indústria.
Ouça agora o 25º episódio do podcast da Amplum Biogás para entender mais sobre o combustível que vem revolucionando o Brasil. Disponível no YouTube, Spotify e aqui, em nosso site.
Ciclo de benefícios
Neste 25º episódio do podcast da Amplum Biogás, conversamos com Cícero Bley, que é considerado um visionário do setor de biogás e biometano.
Graduado em agronomia, mestrado em Engenharia Civil – Gestão Territorial Urbana e Rural.
Especialista em estratégias em energias renováveis e sustentabilidade, Cícero Bley Júnior atuou como Superintendente de Energias Renováveis na Itaipu Binacional, de 2004 a 2016.
Ele foi fundador do CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás) e no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) foi fundador do Centro Internacional de Hidroinformática.
E atualmente, Cícero também é apoiador técnico do conselho temático de energia da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.
Durante o episódio, Cícero foi capaz de nos trazer de maneira muito didática a visão sobre o lado da produção de combustível integrada à cadeia da proteína animal para o Biometano.
“A proteína animal é literalmente embasa na integração de todos os produtos. Existe uma relação econômica muito forte entre integradora e integrado. Esse segmento da proteína animal é o segundo maior negócio do Brasil”.
E ele não parou seu olhar por aí, em meio a análise minuciosa que fez sobre a situação atual do Brasil, Cícero ainda nos trouxe um alerta importantíssimo em relação à emissão de gases do efeito estufa e onde entra o biometano na cadeia de proteína animal.
“O setor de transporte é um setor da vida humana na terra, que é o segundo maior emissor de gás carbono do efeito estufa. E se você olhar um País como o Brasil, tudo é rodoviário! Tem o dado da Associação Brasileira de Proteína Animal que mostra que o produtor nacional produz metade da emissão do que o produtor da Inglaterra”.
Bley afirma, durante a conversa, que no momento em que a indústria da proteína animal, adotar práticas sustentáveis como a produção de biometano, efetivará seu papel vital na descarbonização do setor de transportes.
Com a utilização de biometano como combustível veicular, é possível reduzir significativamente as emissões de CO2 e outros gases nocivos.
A JBS, por exemplo, é uma das empresas que lideram essa transformação, com 60% dos seus produtores integrados já utilizando energia solar e 3% com biodigestores instalados.
Veja também qual a importância da descarbonização acessando este artigo: Descarbonização: o papel estratégico do Brasil
Escute este episódio na íntegra
Te convidamos a ouvir a entrevista de Cícero Bley Júnior na íntegra, para entender mais sobre o tema, e como o Brasil se beneficiaria de tudo isso.
Entenda mais sobre cadeia de proteína animal, bem como pelo impacto ambiental que o sistema rodoviário tem no nosso país.