Biorrefinarias e o Biometano nas Indústrias de Alimentos e Bebidas…qual a importância das biorrefinarias para aumentar a eficiência energética agroindustrial e como elas apoiam na redução drástica de custos com a aplicação energética do biogás e do biometano?
As respostas para essas e outras perguntas você ouve na íntegra, em um bate-papo solto e repleto de informações onde, entrevistamos Lucio Ricken, fundador e CTO da 3DI Engenharia.
Neste 12º episódio do podcast da Amplum Biogás, tivemos uma conversa interessante e cheia de oportunidades para o mercado brasileiro.
Lucio é engenheiro mecânico, especialista em biogás e biometano. Além de ser sócio fundador e diretor de tecnologia na 3DI Engenharia, ele também é diretor executivo e sócio fundador da Pure Tech Energy, e diretor de tecnologia e sócio fundador na Ricken&Savoldi Construtora. Membro do Conselho de Administração, fundador e primeiro presidente da Cooperativa Paraná Energia, ele atua desde 2021 no desenvolvimento de soluções tecnológicas, fabricação de biorrefinarias e operação de plantas de biogás, dedicadas à obtenção de biometano e CO2.
Com ampla experiência no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis, Lucio compartilha com a nossa audiência insights e conhecimentos valiosos sobre as possibilidades e os benefícios das biorrefinarias e do biometano no agronegócio.
Aqui, neste artigo, você poderá compreender um pouco sobre o assunto da vez. Mas saiba que o conteúdo mais rico está na íntegra no nosso podcast.
Por isso, escute o episódio completo no SPOTIFY (clicando aqui)
Ou pelo nosso canal do Youtube.
O biogás, o biometano e as biorrefinarias
Para explicarmos brevemente sobre a importância das biorrefinas no processo produtivo do biometano nas Indústrias de Alimentos e Bebidas, é fundamental passar pelo conceito do que é o biogás.
Utilizando os efluentes e resíduos orgânicos da indústria e do agronegócio, conseguimos produzir o biogás, por meio de processos de fermentação anaeróbia. Esse biogás tem potencial para diversas aplicações energéticas, como a térmica, elétrica e veicular. Quer saber mais? Leia o nosso artigo sobre: o que é o biogás e o biometano?
O que é uma biorrefinaria e qual a importância dela nas agroindústrias?
Segundo a Embrapa Agronergia, biorrefinaria é uma instalação que integra processos de conversão de biomassa em biocombustíveis, insumos químicos, materiais, alimentos, rações ou energia. O objetivo de uma biorrefinaria é otimizar o uso de recursos e minimizar os efluentes, maximizando os benefícios e o lucro.
As biorrefinarias têm a capacidade de fazer então a conversão de um resíduo de origem agrícola, florestal e outros resíduos biológicos em uma ampla gama de produtos de alto valor, como o biometano.
Converter estas biomassas em energia, além de promover a redução do volume de resíduos contribuindo para a segurança energética e conservação de recursos naturais e da saúde pública, propicia o fortalecimento da economia circular, à medida que as biorrefinarias operam com a valorização eficiente e sustentável destes resíduos.
Percebe-se então, que investir em biorrefinarias é garantir de forma integrada resultados e benefícios no âmbito ambiental com a gestão dos resíduos e diminuição de danos gerados ao meio, social com a promoção de um ambiente saudável e limpo e econômico com a produção de combustíveis.
Biometano, a agroindústria e a eficiência energética
De acordo com a nota técnica emitida pela Embrapa (Aproveitamento de resíduos agroindustriais, uma abordagem sustentável), o setor agroindustrial brasileiro tem potencial para produzir cerca de 451 megatoneladas de resíduos orgânicos. Além de gerar grandes volumes de biomassa, os empreendimentos agroindustriais também são grandes consumidores de GNV ou de outros recursos energéticos como óleo diesel, carvão e energia elétrica.
A partir do momento que essas grandes geradoras de resíduos passam a produzir e/ou consumir o biogás e biometano para produção energética e utilizar dentro da sua cadeia produtiva, o custo desta produção é drasticamente reduzido ao se comparar com o custo de aquisição de combustíveis fósseis.
É possível então, a partir desse resultado, obter o biogás e o biometano para autoconsumo, e variar as aplicações energéticas conforme for mais vantajoso para cada planta. Geralmente, só de consumir o biometano na frota veicular, para transporte e/ou logística da produção, os custos com consumo energético podem ser reduzidos em até 70%, afirma Lucio.
“Isso estimula a própria indústria a ser mais eficiente na produção de biogás. Isso muda o próprio paradigma da empresa em que uma unidade de tratamento de efluentes tá ali para cumprir uma determinação legal ou uma necessidade de tratamento ambiental, e passa a enxergar como uma fonte energética e uma fonte econômica para toda a operação. E a partir disso se tem uma Estação de Tratamento de Efluentes sempre com novos reinvestimentos, visando maior eficiência, menores perdas, com o objetivo que o biogás bruto agora tem muito valor”
Sendo assim, o biometano de autoconsumo pode atender todas as demandas energéticas das unidades, gerando resultados positivos, fortalecendo a descarbonização de processos produtivos, reduzindo a emissão de GEE e consequentemente, a pegada de carbono. A consequência ambiental e todos os benefícios desta eficiência energética por meio do biogás e do biometano conferem competitividade econômica e mercadológica.
Super interessante, não é? Quer saber mais? Então escute essas e outras explicações sobre o tema Biorrefinarias e Biometano nas Indústrias de Alimentos e Bebidas, com Lucio Ricken da 3DI Engenharia na íntegra! Depois nos conte se você gostou, se faz sentido para você, ou ainda… quem do setor de biogás e biometano que você gostaria de ouvir por aqui?