Retrospectiva 2022 e o panorama 2023 para o biogás no Brasil

Blog // ,

O episódio de hoje traz questões de extrema importância para os profissionais e entusiastas do tema biogás. A conversa com Tamar Roitman (ABiogás), esclareceu dúvidas sobre produção, importância das fontes de energia, desafios do setor, projeções para 2023  e muito mais!

Ouça nosso podcast através dos links:

Spotify 

Anchor

Quais substratos podem ser utilizados para a produção de biogás?

Vamos começar entendendo que o biogás pode ser reproduzido a partir de qualquer material orgânico e, no Brasil, temos uma diversidade enorme de resíduos orgânicos, tais como: materiais orgânicos misturados aos resíduos sólidos municipais, resíduos da cadeia pecuária, como  dejetos de animais, resíduos do setor agrícola como da produção de açúcar e álcool, soja, milho, mandioca, e dentre outros, inúmeros resíduos que  podem ser aproveitados para o biogás. Em suma: o potencial é enorme!!

Na Europa além de resíduos, o biogás é produzido a partir de culturas dedicadas para esse fim energético. O equivalente ao que temos hoje no Brasil quanto à produção de etanol de cana de açúcar e milho. 

Qual o uso mais comum de energia: elétrica, térmica ou biometano? 

Hoje em dia, a geração de energia elétrica é a mais comum, por estar há mais tempo no mercado e ser mais consolidada. 

Cabe dizer que a demanda da descarbonização só se expande mundo afora e, por isso, a produção do biometano tem se mostrado de grande importância para acompanhar e contribuir com essa tendência. O compromisso de descarbonização por  grandes indústrias, tem sido uma oportunidade interessante para o biometano alavancar como uma alternativa energética renovável.  

“Com o aumento da demanda, a oferta do biometano para os próximos anos só tende a crescer com novos projetos a serem colocados em operação. A tendência é um crescimento mais rápido do uso do biogás para biometano do que para a energia elétrica. A geração de energia elétrica ainda faz muito sentido no Brasil, principalmente na geração de micro e minigeração de energia, que é a Geração Distribuída (GD), usada para consumo próprio. O que faz muito sentido em fazendas, por exemplo, que geram  esses resíduos com a possibilidade de produzir sua própria energia, explica Tamar. 

Mais informações a respeito da Geração Distribuída (GD) estão disponíveis no Episódio 4 MODELOS DE NEGÓCIOS E COMO AS MUDANÇAS NA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA (GD) AFETAM O SETOR DE BIOGÁS

Importância de ter fontes de energia armazenáveis e despacháveis para o setor energético

“O biogás não é o caminho para a transição energética, ele é a solução, é o ponto de chegada! “

A transição energética pressupõe a mudança que envolve todo o processo de migração de uma economia vinculada ao fóssil, para chegar numa economia baseada em renováveis, que é onde o biogás está.  Essa mudança, claro, leva tempo, mas é através dela que chegaremos onde queremos.

O biogás é uma fonte renovável e por ser despachável ou seja, pode gerar energia elétrica durante o dia todo ou ser acionada em momentos  de escassez, tal qual ocorre com as usinas termelétricas, cuja base é o carvão mineral, um combustível fóssil. Para a geração de energia elétrica a partir das fontes solar e eólica, o armazenamento depende de baterias, que tendem a onerar o processo de geração.

No podcast da Amplum Biogás você ainda vai ouvir sobre: 

  • Rede de laboratórios, conheça a rede Biogás Forte; 
  • 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano; 
  • Produção de hidrogênio a partir da biomassa; 
  • Integração entre pesquisadores e empresas em prol do desenvolvimento de soluções e tecnologias. 

E mais: quer dicas de livros, séries, conteúdos e cursos? Deixe o podcast da Amplum Biogás te contar! Escolha a sua plataforma favorita:

Spotify

Anchor

Youtube

Existe algum profissional do setor de biogás, biometano ou energia que você queira escutar aqui? Pode sugerir! Entre em contato com a nossa equipe. Também iremos aceitar com muito carinho as suas opiniões, sugestões ou críticas.

Escute nossos podcasts

Veja nossos vídeos

Eventos

De
18/05/2025
a 21/05/2025

Biogas Americas 2026 – Detroit

BIOGAS AMERICAS é a maior conferência e feira de biogás da América do Norte, e a conferência anual do Conselho Americano de Biogás. Este é um evento “obrigatório” para qualquer pessoa que esteja no negócio do biogás – um lugar para se encontrar com profissionais, líderes e tomadores de decisão do setor que pensam da mesma forma.

De
09/07/2025
a 10/07/2025

Biogas Summit 2025 – World biogas association

Ao longo de dois dias de debates estratégicos de alto nível, este fórum de líderes de pensamento exclusivamente dedicado à DA e ao biogás analisa todos os aspectos fundamentais deste sector em rápido desenvolvimento – desde o contexto internacional e os mercados emergentes até à gestão de resíduos, infra-estruturas urbanas e finanças – e o papel cada vez mais significativo que desempenha no fornecimento de soluções para as alterações climáticas e outros desafios globais – como a segurança energética e alimentar, bem como a poluição do ar e dos oceanos.

De
23/07/2025
a 25/07/2025

BioEnergey Brasil

Produtos biológicos e energia sustentável são dois setores no agronegócio que crescem a cada ano e se tornam mais relevantes e se consolidiam como os principais propulsores da cadeia produtiva do agronegócio, serão o tema da BIOENERGY BRASIL 2025.

De
26/11/2025
a 28/11/2025

XIV Congresso brasileiro de regulação – ABAR

A cada dois anos, a ABAR realiza o Congresso Brasileiro de Regulação que se constitui em ponto culminante das atividades da Associação. É neste momento que se discute com mais profundidade a evolução da atividade regulatória brasileira, na busca de seu aperfeiçoamento. É considerado o mais importante evento acerca deste tema no País.

De
13/05/2025
a 14/05/2025

World Circular Economy Fórum

Em sua nona edição, o WCEF vai explorar o potencial das soluções tropicais para o crescimento sustentável, o poder da economia regenerativa e as estratégias de uma bioeconomia — contando com o papel indispensável do setor produtivo na condução da transição para uma economia circular.

De
14/10/2025
a 17/10/2025

Mercopar

A Mercopar é a maior feira de Inovação Industrial da América Latina e acontece anualmente em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, realizada pelo Sebrae-RS, em parceria com FIERGS. A edição de 2025 já tem data confirmada para acontecer: de 14 a 17 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva. Agende-se para participar!

Consultoria em Biogás e Biometano

Cursos

4 Horas
Tipo: Amplos
Turma: 03/02/2025
10 horas

In Company: online - Síncrono ou presencial

Tipo: Temáticos
Turma: Em breve
30 horas de conteúdo

Biogás Insider – ao vivo e online

Iniciação imersiva ao setor do biogás e biometano

Tipo: Amplos
Turma: Em breve
plugins premium WordPress