Biogás e biometano estão no DNA da Amplum Biogás. Afinal, há mais de 15 anos as sócias-fundadoras trabalham e pesquisam o biogás e o gerenciamento de resíduos no Brasil e em outros países.
Entretanto, antes de começar a te contar como a Amplum Biogás foi criada, é importante que você saiba que a jornada de todo empreendimento passa por “n” momentos.
Desde o nascimento da ideia, a incubação, o planejamento, a tomada de coragem, análise financeira-societária.
Então, fique tranquilo que não detalharemos cada etapa, mas sim trazer o que nos impulsionou a seguir adiante com este sonho: apoiar a formação de mão de obra especializada em biogás e biometano no Brasil.
Como a Amplum Biogás foi criada
Os primeiros rascunhos do que seria a Amplum Biogás foram escritos em meados de 2019, quando Leidiane Ferronato Mariani chegou à conclusão que era necessário expandir consideravelmente a quantidade de profissionais capacitados em biogás, disponível no mercado brasileiro.
A Amplum Biogás (ainda sem nome na época) foi desenhada e tornou-se uma meta de ano novo.
“Na virada de ano de 2019 para 2020, coloquei como um dos objetivos profissionais: dar cursos sobre biogás”, relembra Leidiane.
Graduação, mercado de trabalho e amizade consolidada = união de sucesso
Tem uma música muito simples do Raul Seixas, chamada “Prelúdio”, que diz assim: “Sonho que se sonha só. É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”, piegas ou não – gostando do Raulz ou não, esta afirmação foi verdade na história da Amplum Biogás.
Foi em 2006 que Leidiane conheceu Vanice Nakano, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), durante a graduação de engenharia ambiental.
Desde então, essa amizade resultou não apenas em momentos de diversão na vida, mas em projetos e ações compartilhadas profissionalmente, como em 2020, quando atuaram como consultoras do programa de apoio à transição energética do Brasil, financiado pelo governo britânico, o BEP – Brazil Energy Programme, pelo Instituto 17.
Com o BEP, ambas tiveram novas oportunidades de conexão com agentes nacionais e internacionais do setor energético e do biogás e do biometano, e também a chance de ministrar novos cursos e palestras. “O BEP só fortaleceu a nossa visão, revelando que a formação de profissionais no setor do biogás seria o nosso propósito”, explica Vanice.
Dados do setor de biogás e desafios
As relações profissionais, a visão crítica e apurada sobre o mercado do biogás, revelaram também uma dor do setor: a escassez de mão-de-obra qualificada no tema no Brasil diante de um cenário tão promissor no país e no mundo, especialmente pela transição energética que estamos buscando mundialmente.
É sabido que a falta de conhecimento ou a dificuldade de difusão do mesmo é colocada por especialistas como uma barreira para o desenvolvimento do setor de biogás do Brasil.
O Instituto 17, via BEP, apontou este fato com dados e estudos. Essa afirmação foi indicada no questionário de “barreiras para avanço do biogás”.
Campeã de votos, com 105 respondentes, a impressão de anos atrás foi cientificamente comprovada.
Outra conclusão das sócias é que o setor vem crescendo rapidamente e começando a dar sinais de falta de profissionais preparados para toda a interdisciplinaridade demandada pelo biogás.
História com o ensino de biogás e biometano
O primeiro contato com a construção de aulas em vídeo e conteúdo didático surgiu em 2017, quando Leidiane foi Gerente de Educação e Relações Institucionais no Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás (CIBiogás).
Na época, ela e a equipe formatavam cursos e eventos sobre biogás e biometano, em formatos presenciais e à distância.
Além desta atuação, ao longo da sua jornada profissional, Leidiane foi convidada a ministrar cursos/palestras e a ser consultora em eventos do setor, como o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que em 2023 chega à sua 5ª edição.
Por sua vez, Vanice atuou majoritariamente com o gerenciamento e coprocessamento de resíduos acumulou não apenas conhecimento, mas também prática em sala de aula como professora universitária por mais de 4 anos para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Arquitetura e Agronomia.
Unidas pelo desejo de partilhar conhecimento e com ampla experiência de mercado, Vanice e Leidiane resolveram apostar no caminho da educação.
Ano novo, empresa nova!
No final de 2021, novamente como meta de ano novo, Leidiane retomou o projeto da Amplum Biogás, compartilhando com familiares, mentores, parceiros e com a futura sócia Vanice, que encarou o desafio da sociedade.
Em meados do segundo semestre de 2022, Renata Thomazi, biomédica e jornalista, com experiência no setor de biogás, cursos e eventos, também embarcou neste sonho.
A equipe ganhou este reforço e a mistura ficou ainda melhor com a vinda de Deisi Tapparo, especialista em aproveitamento energético de resíduos, biogás e sustentabilidade e doutora em Engenharia Agrícola.
Com este grupo, foi que então em outubro de 2022 a Amplum Biogás virou realidade, sendo oficialmente registrada em 04 de novembro do mesmo ano.
O primeiro produto lançado foi o curso online Biogás Insider, curso idealmente construído para equipes ou profissionais que almejam iniciação do setor de biogás e biometano.
Estamos com inscrições abertas e, para atender ao nosso desejo de colaborar com a construção de um setor com mais diversidade e inclusão social, disponibilizamos 5 bolsas de estudos.
Para saber mais, acesse: Biogás Insider
Parceiros, força e a nossa missão
Nós acreditamos na transição energética justa e inclusiva, tendo o biogás e o biometano como meio para tal.
Acreditamos no poder de revolução de vidas por meio do biogás (#revoluçãodobiogas), com esforços potencializados com parceiros de iniciativas pública e privada, com ações propulsoras da economia e de soluções ambientais que a fonte viabiliza.
E não é demais dizer que também acreditamos no poder de realização deste setor que é responsável pela reinvenção do biogás no Brasil. Que com a economia circular semeia e que gera frutos positivos a esta e às futuras gerações.
Por último, mas não menos importante — acreditamos na educação como meio, ferramenta e solução para o desenvolvimento humano.
Portanto, aqui nos cabe continuar a escrever essa história, apostando que a ciência, a criatividade e as ações coletivas nos levam a esperar crentes e ansiosos pelos os próximos tempos.
Muito obrigada por ter lido até aqui. Agradecemos verdadeiramente o seu interesse.
Grande abraço, equipe Amplum Biogás.