Tudo o que você precisa saber sobre o Aproveitamento Energético de Biogás dos Aterros Sanitários, um assunto muito importante tanto para o setor de biogás como para o setor de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).
Nosso convidado foi o Jorge Elias, Diretor de Engenharia, Implantação e Energia na empresa Orizon Valorização de Resíduos.
Ele compartilhou conosco insights valiosos sobre os desafios enfrentados no setor e as inovações promissoras que impulsionam o avanço contínuo do aproveitamento energético de biogás. As suas experiências práticas e conhecimentos aprofundados conectam os ouvintes interessados ao cenário nacional no Aproveitamento Energético de Biogás dos Aterros Sanitários.
Ouça o episódio completo na sua plataforma favorita!
ou no Youtube
O que é um aterro sanitário?
Um aterro sanitário é uma instalação projetada e licenciada para o descarte final de resíduos sólidos. Sua correta implantação e operação visam minimizar os impactos negativos, no meio ambiente e na saúde pública, provenientes da deposição de resíduos.
O projeto de um aterro sanitário começa com a seleção criteriosa do local, levando em consideração fatores como a distância de áreas residenciais, cursos d’água e lençóis freáticos. O terreno é preparado com sistemas de impermeabilização para evitar a lixiviação de substâncias tóxicas para o solo e água subterrânea.
Os resíduos depositados são compactados e cobertos diariamente com uma camada de material inerte, como terra ou argila. Essa cobertura evita a proliferação de odores, atração de vetores como moscas e ratos, e ajudam a controlar a dispersão de resíduos pelo vento.
Os aterros possuem também sistemas de drenagem para coletar o líquido resultante do processo de decomposição dos resíduos, conhecido como “chorume”. O chorume proveniente de aterros sanitários necessita passar por um tratamento de efluentes a fim de reduzir ao máximo sua alta carga poluidora.
A decomposição da matéria orgânica depositada em aterros sanitários gera também o biogás, nosso conhecido gás cujo principal componente é o metano. Se, por um lado, o metano é um gás combustível – se captado e aproveitado adequadamente –, por outro lado, é um potente gás de efeito estufa.
Tal fato torna a captação e aproveitamento do biogás de aterros uma importante atividade não só para o uso energético desse potencial combustível, como para amenizar a contribuição deletéria às mudanças climáticas.
É importante ressaltar que os aterros sanitários devem ser operados e monitorados de forma adequada, seguindo regulamentações ambientais rigorosas. A gestão eficiente desses locais requer monitoramento constante dos níveis de poluição e implementação de medidas para minimizar os impactos ambientais.
Nas palavras de Jorge,
“um aterro sanitário é uma solução final de proteção, onde são aplicadas práticas de engenharia, cuidados e preservação. Com uma impermeabilização cuidadosamente projetada, seu objetivo é evitar qualquer forma de contaminação do solo, da água e dos sistemas de captação, garantindo assim a redução de emissões nocivas”.
Como aproveitar energeticamente o biogás de aterro sanitário?
Hoje, a alternativa mais comumente adotada para aproveitar energeticamente o biogás de aterros é por meio do processo de geração de energia elétrica. Vale ressaltar que o interesse pela produção de biometano tem crescido bastante nos últimos anos.
Para transformar o biogás em energia utilizável, é necessário implementar um sistema de captura e tratamento adequado. Primeiramente, é instalada uma rede de tubulações no aterro sanitário para coletar o biogás. Essas tubulações direcionam o biogás para uma central de processamento. Na central de processamento, o biogás é submetido a um processo de purificação para remover impurezas e reduzir a quantidade de dióxido de carbono presente. Esse processo é importante para melhorar a qualidade e aumentar sua eficiência como fonte de energia.
Para a geração de energia elétrica, após a purificação, o biogás é direcionado para um gerador de energia, geralmente motogeradores. A eletricidade gerada pode ser usada localmente para alimentar instalações no aterro sanitário, como escritórios, iluminação, equipamentos, e abastecer a rede elétrica local.
Biometano
Quando há a produção de biometano, existe a necessidade de um processo de purificação mais rigoroso, a fim de se extrair os siloxanos e atingir os padrões exigidos pelas resoluções da agência reguladora. O biometano especificado pode ser utilizado como combustível veicular, tal qual o gás natural veicular, ser injetado na rede de gás ou ser direcionado para uso industrial.
Para Jorge, o aproveitamento energético de biogás de aterros será muito difundido no Brasil, seja por energia elétrica, seja por produção de biometano. E é a maior aposta da companhia.
É importante destacar que a captação de biogás de aterros sanitários para uso energético tende a reduzir a emissão direta de gases de efeito estufa, uma vez que se torna mais uma fonte de receita para o empreendimento, e o objetivo passa a ser a melhoria da operação e da eficiência de captação dos gases.
Existe algum profissional do setor de biogás, biometano ou energia, que você queira escutar aqui? Pode sugerir! Entre em contato com a nossa equipe. Também iremos aceitar com muito carinho as suas opiniões, sugestões ou críticas.
E mais: quer dicas de livros, séries, conteúdos e cursos? Deixe o podcast da Amplum Biogás te sugerir as melhores dicas!
Escute o Jorge Elias e muitos outros especialistas do biogás e biometano no podcast da Amplum Biogás!
Escolha a sua plataforma favorita: