Estar em um território com um aparato legislativo bem estabelecido faz toda a diferença para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções ESG. Enquanto a América Latina avança, a União Europeia, com o Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM), vem transformando o cenário do comércio de produtos com alta emissão de carbono.
Neste episódio, guiado por Leidiani Mariani e patrocinado pela Ultragaz, conversamos com Talita Martins Oliveira, CEO e fundadora da Equos Consultoria ESG. Neste 33° programa, reforçamos o grande potencial do Brasil para a produção de biogás e biometano, além de discutir como adequar as práticas às novas realidades propostas pelo mercado internacional.
Talita Martins também é Embaixadora do II EMSEA e Líder do Comitê do Clima da Climatempo. Conselheira do IBESG, professora e com experiência em 7 multinacionais, é coautora dos livros “Mineração e Meio Ambiente” e “A Voz Feminina da Sustentabilidade”. Ou seja, experiência é o que não falta!
Quer saber mais sobre essa pauta quentíssima do ESG? Acompanhe o episódio e compartilhe suas perspectivas sobre o mercado de Energia Renovável! Acesse: Spotify e YouTube.
Qual o papel do ESG com o CBAM?
Quando falamos sobre Environment, Social e Governance (ESG), o famoso Ambiental, Social e Governança, em português: ASG, Talita compartilha que a sigla serve como um direcionamento para as necessidades dos investidores de reduzirem riscos e vislumbrarem oportunidades dentro de uma empresa, independentemente do segmento.
A exigência dos consumidores também tem influenciado as empresas a alterarem a cadeia produtiva — assim como podemos observar com o CBAM — impulsionando certificações e fortalecendo diretrizes que vão muito além da gestão de carbono e do mercado financeiro.
Portanto, o ESG se torna um caminho para padronizar processos e criar um ambiente transparente e real no contexto em que o país se encontra, buscando soluções para uma matriz elétrica que já é limpa — no caso do Brasil —, mas que precisa se fortalecer em outros âmbitos energéticos, como a descarbonização das frotas nacionais. E isso é evidenciado pelas estratégias promovidas pelo CBAM.
A aliança entre ESG e Biogás
Ao falarmos sobre biogás, a especialista ressalta que a economia circular deve estar vinculada ao processo de descarbonização. A pauta que cada letra do ESG promove deve estar integrada dentro das companhias, fortalecendo a multidisciplinaridade dos setores.
Muito mais abrangente do que apenas as medições de carbono, para que as legislações se tornem cada vez mais eficazes, é necessário adentrar nos processos, seguindo a estratégia de negócio e analisando as oportunidades que existem no mercado e que se adequam às propostas de cada empresa.
“Antes de pensar em qualquer oportunidade de compensação, temos que pensar na descarbonização do processo. Aí entram o biometano e as oportunidades do biogás, principalmente no que tange à parcerias para fazer desse benchmarking, intersetorial, que em termos de sustentabilidade, é fundamental”, destaca Talita Martins.
A relação entre CBAM, ESG e… Biogás
Resumidamente, o CBAM é um mecanismo de ajuste de carbono nas fronteiras, uma política climática da UE que visa evitar a fuga de carbono e pode ser integrada às diretrizes ESG.
O que o mecanismo do CBAM faz? Ele aplica uma taxa de carbono sobre bens importados de países que não adotam padrões ambientais tão rigorosos quanto os europeus.
A ideia é que os importadores de produtos intensivos em carbono paguem pela quantidade de emissão embutida nos produtos, nivelando as condições de competitividade entre as indústrias da UE e incentivando soluções mais sustentáveis do ponto de vista global.
A conexão entre o CBAM e o biometano pode ocorrer por meio de políticas que incentivem o uso de fontes de energia mais limpas, sendo o biometano uma delas.
Essa cadeia de produção pode ajudar na redução da pegada de carbono e, com isso, evitar as taxas adicionais que podem surgir em várias exportações para a UE.
Ouça o episódio na íntegra
Gostou de saber mais sobre o assunto e se atualizar sobre mais uma novidade ligada à sustentabilidade de processos? Ouça o episódio completo no Spotify e no YouTube e fique por dentro de outras novidades!
Talita compartilhou uma dica que você pode conferir após ouvir o episódio. Vem dar uma olhada:
- LIVRO: JUSTIÇA – MICHAEL SANDEL: https://www.amazon.com.br/Justi%C3%A7a-que-fazer-coisa-certa/dp/852001030X
Esse episódio foi patrocinado pela Ultragaz – Com todo o gás, em todo o lugar! Patrocinando o podcast da Amplum, a Ultragaz soma energias na nossa missão de disseminação de conhecimento sobre biogás e biometano. Quer saber como a Ultragaz se tornou um aliado e protagonista na transição energética? Clique aqui e descubra!