A PSR fornece serviços de consultoria na indústria de energia em suas dimensões técnica, econômico-financeira, regulatória, de mercado e ambiental, oferecendo a agentes públicos, privados e instituições multilaterais e financeiras, produtos de alto valor agregado para a tomada de decisão, que conciliam o domínio que a PSR possui sobre a modelagem matemática de mercados de energia e sua extensa experiência com aspectos práticos de diversos países.
Conversamos com Monique Riscado Stilpen, economista e Team Leader na PSR. Riscado afirma que a atuação da PSR é centrada no tripé de desenvolvimento de modelos computacionais, consultoria e inovação. Essas três áreas são integradas, criando um “círculo virtuoso”, em que os problemas e desafios práticos dos clientes motivam o desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas computacionais analíticas.
A Amplum Biogás e a PSR são parceiras e realizam consultorias técnicas em conjunto. Quer saber mais do nosso trabalho, clique aqui.
1. Conte-nos sobre a sua empresa. Qual é a missão e os objetivos de vocês?
Monique Riscado (MR): A PSR atua no setor de energia desde 1987, desenvolvendo ferramentas analíticas para otimização do planejamento, operação e gestão de riscos em sistemas energéticos, além de estudos de consultoria econômicos, financeiros e regulatórios, para o mercado em mais de 70 países no mundo todo, auxiliando nossos clientes em seus processos de tomada de decisão.
2. De forma breve, como analisa o mercado de biogás atual?
MR: É um mercado ainda pequeno, comparado ao potencial total de produção no país, que ainda possui muitos desafios associados à regulação, infraestrutura, viabilidade econômica, entre outros. Além disso, é uma solução cuja dinâmica e abordagem serão totalmente diferentes de acordo com o setor associado ao fornecimento do substrato, o que traz ainda mais complexidade para a estruturação de modelos de negócios no setor.
3. Como vê o futuro do setor do biogás e biometano no Brasil?
MR: Apesar dos desafios, existe espaço para crescimento nos próximos anos, já que é uma solução com significativo potencial inexplorado de produção e que poderá ser um relevante vetor da descarbonização brasileira, principalmente em setores onde há maior dificuldade de reduzir as emissões, como transporte e indústria. Não à toa tem despertado o interesse de diversas grandes empresas, que têm anunciado investimentos no mercado de biometano.
4. Qual a sua expectativa para a parceria com a Amplum Biogás?
MR: Entregar soluções em cursos e consultoria especializada para nossos clientes através da complementariedade dos conhecimentos das equipes.