O Instituto Totum, reconhecido como um organismo de certificação de excelência, desempenha um papel crucial no âmbito da energia renovável e biogás. Com a sua expertise em emitir certificados I-REC para energia elétrica e certificados GAS-REC para biogás e biometano, o Instituto se posiciona como um líder influente no setor.
O mercado de biogás está em uma trajetória ascendente, com oportunidades crescentes para explorar ativos ambientais.
Conversamos com o diretor executivo do Totum, Fernando Giachini Lopes, que foi professor, ao lado de Luciano Figueredo, do curso Entendendo as Certificações I-REC e GAS-REC para o biogás, que está disponível para quem quiser compreender como as certificações de energia elétrica e de rastreabilidade de gás natural renovável podem ser obtidas para gerar receitas extras nos empreendimentos de produção de biogás e biometano.
Caso queira, você também pode conhecer mais sobre a empresa e o Fernando nos links abaixo:
- Webinar: Certificados da Energia Renovável na jornada da Descarbonização
- Podcast: Certificado GAS-REC para biogás e biometano
1) Conte-nos mais sobre o Instituto Totum. Qual é a missão e os objetivos de vocês?
FERNANDO GIACHINI (FG): O Instituto Totum é um organismo de certificação que atua tanto no âmbito regulado como voluntário, em programas de autorregulamentação.
Especificamente na área de energia e biogás, somos os criadores e emissores dos certificados de energia elétrica no padrão I-REC e dos certificados de biogás e biometano, conhecidos como GAS-REC.
2) De forma breve, como analisa o mercado de biogás atual?
FG: É um mercado em franco crescimento que pode se aproveitar da existência de vários ativos ambientais como forma de receita extra, explorando as estratégias de descarbonização.
3) Como vê o futuro do setor do biogás e biometano no Brasil?
FG: O futuro do setor de biogás e biometano no Brasil é o foco nas estratégias de descarbonização dos consumidores e uma maior profissionalização com investimentos crescentes.
4) Qual a sua expectativa para a parceria com a Amplum Biogás?
FG: A parceria com a Amplum Biogás é relevante no sentido de alavancarmos conhecimento para o setor, principalmente na questão do questão dos ativos ambientais e descarbonização. Clique aqui e conheça o nosso curso realizado em parceria.
5) Sobre o Instituto Totum, o que gostaria de destacar?
FG: O Instituto Totum é um organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE) em diversos escopos, destacando-se como o mais importante organismo de verificação de inventários de gases de efeito estufa.
Na área de energia, atua como Emissor Local de certificados de energia renovável (I-REC) e como responsável pelo programa de certificação de biometano (GAS-REC / I-REC(G)) em âmbito mundial. Na área de mercado de carbono, também é uma firma inspetora credenciada pela ANP para a certificação Renovabio e uma verificadora de títulos verdes (Green Bonds) acreditada pela Climate Bonds Initiative.
O Instituto Totum, como Gerenciador de Código do Certificado de Biometano em âmbito mundial (I-REC(G)), tem como função interagir com as partes interessadas a fim de tornar o sistema de rastreamento de atributos ambientais um diferencial competitivo para as empresas produtoras desse importante energético.
Quer saber mais sobre o Instituto Totum? Aqui você encontra o acesso para o site deles e também links, de um webinar e de do episódio 18º, no qual Leidiane Mariani teve a satisfação de entrevistar o diretor executivo, Fernando.