A Gás Orgânico é uma empresa de consultoria, inovação e desenvolvimento de negócios em Gás e Energia, que trabalha com a integração energética, aproveitando as sinergias nas interfaces distribuição de Gás Natural, por Gasodutos Físicos e Virtuais (small-scale), fomentando o desenvolvimento de novos projetos de biometano, biogás, formas de geração de energia, GD, auto produção de energia e Cogeração, buscado o propósito de tornar o mundo mais sustentável com segurança energética e energias renováveis.
Criada em final de 2021, a Gás Orgânico atua em todo o território nacional, com clientes e projetos em diversos estados, como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Santa Catarina (estado Sede).
Entrevistamos Giovane Rosa, CEO, e Helena Zanella, Coordenadora de Regulação e Biocombustíveis, respectivamente, na Gás Orgânico, sobre a parceria técnica entre a Amplum Biogás, o mercado do gás natural e do gás renovável. No âmbito deste trabalho em cooperação, temos consultorias técnicas e o mais recente curso online Biometano: do biogás ao uso final, com aulas síncronas a partir do dia 05 de maio de 2024. Para saber sobre o curso, clique aqui!
- Conte-nos sobre a sua empresa. Qual é a missão e os objetivos de vocês?
Giovane Rosa (GR): A Gás Orgânico é formada por gente, uma equipe de executivos e consultores parceiros, que presta serviços de consultoria, inovação e desenvolvimento de projetos, com fortes valores como ética, respeito e resultados.
Nossa é missão de desenvolver, assessorar, implementar e gerir soluções no mercado de gás e energia, integrando gás natural, biogás, biometano e hidrogênio, agregando valor aos Stakeholders, fomenta novos projetos de biometano e biogás oportunizando uma matriz de energias limpa, buscado o propósito de tornar o mundo mais sustentável com segurança energética e energias renováveis.
O nosso know-how com é integrar os stakeholders deste mercado, unindo inovação e melhores práticas, estruturando informações sobre comportamento dos bioenergéticos acerca de sua monetização, regulações, novos negócios e upgrade, tanto a nível Nacional quanto Internacional, por meio de estudos e pesquisas qualificada e personalizada, aproveitamos a sinergia nas interfaces de distribuição de gás natural e gasodutos virtuais (small-scale), para instruir sobre essa complementariedade com o gás renovável, além de trazer clareza ao investidor para sua assertiva tomada de decisão nos negócios.
2) De forma breve, como analisa o mercado de biogás atual?
GR: O mercado de biogás encontra um cenário promissor visto as exigências do mundo pela urgente necessidade em descarbonizar os setores, além disso, a busca ampliada dos consumidores por empresas que apliquem em seus produtos e serviços as metas ESG e ODS, buscando um planeta consciente e com sustentabilidade. Por isso, entende-se é um exemplo concreto dessa conciliação entre crescimento econômico e proteção do meio ambiente e qualidade de vida das próximas gerações e da atual.
Outro fator chave são os investimentos em infraestrutura ganhando escala, de modo personalizado a cada negócio, para o incremento dos biocombustíveis, especialmente, após as conjunturas do cenário global dos preços do gás.
3) Como vê o futuro do setor do biogás e biometano no Brasil?
Helena Zanella (HZ): São marcos de partida para um caminho sem volta, o caminho da sustentabilidade. Claro que há gargalos a serem vencidos em um curto prazo para que haja o pleno funcionamento e interligação das ações e metas entre todos os estados da federação, porém sem sombra de dúvidas é um caminho promissor para o biogás e biometano no Brasil e no mundo.
4) Qual a sua expectativa para a parceria com a Amplum Biogás?
HZ: Considerando o propósito da Amplum Biogás no mercado de capacitação de profissionais e o nosso know-how, almejamos dividir conhecimento na formação de profissionais, desenvolver projetos em parceria, priorizando qualidade, no mercado de trabalho dos biocombustíveis, ótica específica ao biogás e biometano. Ademais, apresentar as sinergias entre o gás natural e as possibilidades da complementariedade do gás renovável. Sabe-se que o mercado é vasto e há diferentes pastas a serem abordas conforme as particularidades de cada negócio, portanto, o objetivo será instruir o profissional a pensar de forma personalizada por meio dos cursos.