O Portal de Notícias Energia e Biogás é uma empresa dedicada à promoção e disseminação de conhecimento sobre energia renovável, com foco especial no setor de biogás. A empresa atua como um importante centro de informações, oferecendo cursos, consultorias e conteúdo especializado para empresas e profissionais interessados em biogás e suas aplicações.
Entrevistamos com Heleno Quevedo, fundador do portal. Ele nos apresenta com mais detalhes o Portal Energia e Biogás, empresa parceira da Amplum Biogás, e que desempenha um papel importante na promoção da conscientização ambiental e no desenvolvimento de soluções energeticamente eficientes, contribuindo para o crescimento sustentável e a mitigação das emissões de gases de efeito estufa no país.
1) Conte-nos sobre a sua empresa. Qual é a missão e os objetivos de vocês?
Heleno Quevedo: Contribuir para o desenvolvimento do setor de biogás no Brasil, possibilitando acesso fácil a ágil a informações, dados, cursos e conteúdos relevantes para tomadores de decisão: pesquisadores, profissionais, empresas/instituições, investidores e todos os demais interessados na consolidação e fortalecimento da cadeia do biogás no Brasil.Informar, capacitar e conectar agentes do setor de biogás, por meio de uma plataforma de conteúdos, informações e educação.
2) De forma breve, como analisa o mercado de biogás atual?
HQ: Sobre o potencial de crescimento: o Brasil possui uma grande quantidade de resíduos orgânicos disponíveis para a produção de biogás, tornando-o um mercado com potencial significativo de crescimento. Isso inclui resíduos agrícolas, de pecuária, resíduos sólidos urbanos e esgoto. Apesar do potencial, o mercado brasileiro de biogás ainda enfrenta desafios significativos, incluindo a necessidade de investimentos em infraestrutura e tecnologia, bem como desenvolvimento de regulamentação, normas específicas para o setor. Para atender essas demandas se faz necessário o fomento em PD&I, disponibilidade de linhas de financiamentos e ações para educação e capacitação técnica.
3) Como vê o futuro do setor do biogás e biometano no Brasil?
HQ: Vejo como um setor estratégico para o país. A produção de biogás pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis, favorecendo positivamente a balança comercial brasileira. Um futuro de expansão positiva do biogás pode contribuir diretamente para maximizar o desempenho e eficiência do setor agropecuário, proporcionando mais competividade para as commodities do agronegócio brasileiro. Pode incentivar o desenvolvimento de parques industriais no interior do Brasil, para fornecer infraestrutura necessário para viabilizar projetos de biogás, biometano e digestatos em diferentes escalas. Resumindo, vejo como um futuro promissor que pode impulsionar uma evolução tecnológica e dinâmica do mercado de energia. Tudo isso dependem também de políticas públicas para Regulamentação e Normatização do setor, assim como interesse da população (a partir de ações governamentais para a Educação e Conscientização).
4) Qual a sua expectativa para a parceria com a Amplum Biogás?
HQ: Basicamente as expectativas são: ampliação do alcance de mercado; essa parceria pode agregar credibilidade e confiança às duas empresas, destacando-as no mercado; Complementaridade de Competências (sem sobreposição de foco de atuação); Desenvolvimento de Soluções Integradas. Os desafios para consolidar o biogás no Brasil são muitos e torna-se essencial ações para “Conscientização” sobre os benefícios e sobre os desafios para desenvolvimento desse novo setor. Nesse sentido, a parceria entre Portal Energia e Biogás e Amplum Biogás torna-se muito estratégica, para mais competitividade frente aos concorrentes.