No novo episódio do Podcast da Amplum Biogás, Leidiane Mariani aborda o mercado livre de energia elétrica como temática central deste bate-papo com Silla Motta, fundadora e CEO da Dona Lamparina, uma das vozes mais influentes na transição energética e no mercado de energia no Brasil.
Silla também é mentora em programas de desenvolvimento de liderança feminina, embaixadora do mercado de energia, título concedido pelo CUB Awards 2023, e integrante ativa de redes como Mulheres do Biogás, Rede Mesol, Women in Green Hydrogen e Vozes Femininas, que promovem diversidade, inovação e sustentabilidade no setor. Acesse a sua plataforma favorita e confira essa conversa na íntegra, seja no Youtube ou no Spotify!
O papel do mercado livre de energia elétrica para consumidores e negócios
Em nossa conversa, Silla explica como funciona o mercado livre de energia elétrica, seus benefícios, desafios e as mudanças que vêm com a abertura total prevista até 2028, quando até consumidores residenciais poderão escolher seu fornecedor. Ela também destaca como esse modelo amplia as oportunidades para quem gera energia limpa, incluindo os produtores de biogás.
Além disso, abordamos como o biogás e outras fontes renováveis se inserem nesse mercado, além dos desafios de viabilidade para pequenos produtores. Silla também traz uma visão prática sobre como princípios como ESG, economia circular e a participação no Pacto Global da ONU são cada vez mais essenciais para empresas que querem se manter relevantes e competitivas.
O episódio ainda traz reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas, o avanço da litigância climática e o papel de cada um na gestão de resíduos. Como Silla bem pontua:
“É importante reconhecermos que o lixo que produzimos não desaparece quando o descartamos. Na verdade, ele apenas muda de lugar e continua no nosso planeta. Cada um de nós tem um papel fundamental nesse cuidado. Pequenas atitudes no dia a dia fazem uma grande diferença na preservação do nosso ambiente comum.”

Além disso, ela reforça a importância de ambientes mais diversos e inclusivos para acelerar a transição energética.
Você também pode se interessar por: Avaliação do Ciclo de Vida e sustentabilidade sistêmica
Litigância climática e riscos climáticos
Outro ponto de destaque é o alerta sobre os riscos climáticos e como eles impactam diretamente empresas, governos e a sociedade. Silla explica o conceito de litigância climática, um movimento crescente no mundo, no qual empresas e governos estão sendo processados por não cumprirem metas ambientais ou não agirem frente aos eventos extremos que se tornam cada vez mais frequentes.
Mulheres no setor de energia renovável
A importância de fomentar o protagonismo feminino no setor de energia também ganha espaço na conversa. Silla compartilha sua trajetória e sua atuação como mentora em programas que fortalecem a presença de mulheres em cargos de liderança. Ela destaca que ambientes mais diversos são não apenas mais justos, mas também mais criativos, inovadores e preparados para enfrentar os desafios da transição energética e da sustentabilidade. Ao longo do episódio, Silla afirma que compartilhar conhecimento e abrir portas para outras mulheres é um compromisso que transforma o setor e gera impacto positivo para toda a sociedade.
Bônus: concorra a uma mentoria com a Silla Motta
No final do episódio, Silla nos surpreendeu com um presente exclusivo para os ouvintes do Podcast Amplum: uma mentoria gratuita e exclusiva com ela.
👉 Quer participar? Então, sigas os passos abaixo:
- Siga a Amplum Biogás e a Silla Motta
- Acesse o post sobre este episódio no Instagram da Amplum Biogás;
- Marque um colega nos comentários do post oficial e, no mesmo comentário escreva: “Quero participar”.
O sorteio será realizado no dia 16 de junho. Aproveite essa oportunidade!
Confira as indicações do nosso convidado:
Escute no Spotify

Gostou desse episódio? Envie um email para nós com a sua opinião: contato@amplumbiogas.com.br